viernes, 8 de agosto de 2014

FÁBULA 2

O lobo e o cordeiro

Estava um lobo bebendo água num rio, quando avistou um cordeiro que também bebia da mesma água, um pouco mais abaixo. Mal viu o cordeiro, o lobo foi ter com ele. “Que vem a ser isto, seu malandro?”, disse o lobo. “Que pretendes, turvando a água para que eu não possa bebê-la?” “Desculpa”, replicou o cordeiro, “mas, como eu estava bebendo mais abaixo, não pensei que pudesse sujar a água onde tu estavas.”

O lobo estava resolvido a brigar com o cordeiro. “Pode ser”, disse ele “mas há uns seis meses disseste mal de mim nas minhas costas, seu malvado.” “Não pode ser”, disse o cordeiro. “Há seis meses, eu ainda nem sequer tinha nascido!” “O quê?”, disse o lobo. “Não tens vergonha? Toda a tua família sempre odiou a minha. Se não foste tu que disseste mal de mim, foi o teu pai!” E, dizendo isto, o lobo saltou para cima do pobre cordeiro, despedaçou-o e comeu-o.

Moral


Os que são desprovidos de sentimentos humanos raramente darão ouvidos à voz da razão. Quando o poder é dado à crueldade e à injustiça, é inútil argumentar contra eles, porque o opressor achará sempre maneira de culpar a sua confiada vítima.


Vocabulario:
Malandro: Picaro
Sujar: Ensuciar
Brigar: Luchar


No hay comentarios:

Publicar un comentario